top of page

Tô perdida, como escolher o nome do meu negócio?

Updated: Apr 15, 2021

A gente sabe, uma etapa difícil e complexa quando estamos criando nosso negócio é a criação do nome. Queremos que ele tenha um pouco de tudo que imaginamos e ainda seja super original, dificil neh


Mas curte esse conteúdo que temos certeza que vai ajudar a pensar em vários nomes legais para seus serviços.




O nome é um dos primeiros pontos de contato do seu negócio e se perpetua ao longo do tempo, pense na sonoridade, na escrita, na tradução, na soletração... ele é um gatilho de associações simbólicas, então separa um bom tempo para pensar nele.


Separamos três tipos de nomes que você pode pesquisar mais e se basear para criar o seu:


Nomes descritivos: são aqueles que descrevem em si a natureza do negócio ou produto/serviço. São aqueles nomes que a gente escuta e já sabe do que está falando.

Ex: Dorflex (para dor), Netshoes (tênis), Sucos do bem (sucos), Banco do Brasil (banco), Petlove (produtos para pet)


Nomes sugestivos: são aqueles que sugerem a linha da marca, dão uma visão sobre ela, mas sem taxarem algum produto. Eles são mais inspiracionais. A gente escuta e imagina do que se trata, mas não tem tanta certeza assim.

Ex: Natura (produtos que vem da natureza), Smile (sorrisos), Boticário (boutique de produtos), Cacau Show (chocolates)


Nomes arbitrários: são aqueles que NÃO tem relações com sua marca, são criações diferentes para o negócio que não tem ligação com o seu serviço em si. Muito usados em empresas de tecnologia ou empresas que querem inovar, se destacar no mercado.

Ex: Apple, Nike, Google, Avon


Nomes Patronímicos: são aqueles que vem de nomes de pessoas, geralmente dos criadores da marca, são muito usados por profissionais autônomos.

Ex: Hugo Gloss, Colgate (William Colgate), Nestlé (Henri Nestlé), Xuxa Produções (Xuxa)


Para te ajudar na criação do seu, você pode seguir alguns passos:

  1. Crie um mapa mental com palavras que se relacionam ao seu negócio e faça uma lista de todas elas.

  2. Crie cenários - se sua marca fosse uma cidade, qual seria, uma rua, um local e com isso pense nessas palavras (crie vários cenários com as palavras e descreva como imagina ela).

  3. Com os cenários, invente possibilidades, serviços, descreva cada um, onde você iria e tente encontrar palavras que se apoiem e se identifiquem com eles.

  4. Com esses cenários criados, escolha um e trabalhe com ele, pense nas palavras criadas, na fonética, junte elas, separe e vai tentando produzir algumas opções de nomes.

E ai, esse conteúdo foi útil?

Deixa uma mensagem pra gente :)

28 views

Queremos te ajudar

baixe nossos materiais gratuitamente

Faça seu cadastro abaixo e receba nossos materiais gratuitamente

redes sociais fly.png
bottom of page